O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (13) a nomeação de Wellington César Lima e Silva para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. O atual advogado-geral da Petrobras sucede ao ministro aposentado do STF, Ricardo Lewandowski, que deixou a pasta na semana passada.
A nomeação foi publicada em edição extra do ‘Diário Oficial da União’. Lewandowski havia entregue sua demissão, alegando ‘razões de caráter pessoal e familiar’.
Trajetória profissional do novo ministro
Wellington César Lima e Silva possui uma extensa carreira no serviço público e na advocacia. Ele já ocupou brevemente o cargo de ministro da Justiça no governo de Dilma Rousseff e foi secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República entre 2023 e julho de 2025, quando assumiu a advocacia-geral da Petrobras.
Na Bahia, foi indicado procurador-geral da Justiça pelo ex-governador Jaques Wagner, onde ganhou destaque por sua atuação no combate ao crime organizado. Também serviu como procurador-geral de Justiça Adjunto para Assuntos Jurídicos no estado.
Formação acadêmica e expectativas
Wellington César é mestre em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e integralizou os créditos do doutorado na mesma área pela Universidade Pablo de Olavide, na Espanha. Atuou como professor de Direito Penal em cursos de graduação e pós-graduação.
Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, espera-se que o novo ministro assuma com ‘uma pegada forte’ na área de segurança pública, um dos principais desafios da pasta.