O hacker Walter Delgatti Neto foi transferido de volta para a Penitenciária II ‘Dr. José Augusto Salgado’, conhecida popularmente como o “presídio dos famosos”, localizada em Tremembé, no interior de São Paulo. A transferência ocorreu para que ele cumpra sua pena no regime semiaberto, conforme autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na última segunda-feira (12).
A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), que registrou a entrada de Delgatti na unidade prisional ainda nesta quarta-feira (14).
Delgatti está preso há quase três anos. Sua trajetória recente no sistema penitenciário paulista incluiu uma primeira passagem pela P2 de Tremembé em fevereiro do ano passado. Em dezembro, ainda no regime fechado, ele foi transferido para a Penitenciária 2 de Potim, também na região do Vale do Paraíba.
O hacker foi condenado pelo STF a 8 anos e 3 meses de prisão pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos, incluindo uma suposta ordem de prisão contra o próprio ministro Alexandre de Moraes. Na mesma ação, a ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi condenada a 10 anos de prisão e à perda do mandato, sendo apontada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como mentora do crime.
Com o trânsito em julgado do processo no STF, a prisão de Delgatti deixou de ser preventiva e passou a ser em cumprimento de pena. A defesa do hacker foi contactada para comentar a transferência, mas ainda não se manifestou.
Antes desta condenação, Delgatti já havia sido sentenciado em primeira instância a 20 anos de prisão por hackear autoridades públicas durante a antiga Operação Lava Jato, no âmbito da Operação Spoofing. Por esse caso, ele responde em liberdade, aguardando julgamento de recursos na segunda instância da Justiça Federal em Brasília.