O vereador Rony Gabriel (PL), de Erechim (RS), revelou em entrevista exclusiva à GloboNews ter sido alvo de uma proposta milionária para gravar conteúdos defendendo o Banco Master e atacando o Banco Central (BC). A autoridade monetária decretou a liquidação da instituição financeira de Daniel Vorcaro no final do ano passado.
“Nesse caso do Daniel Vorcaro, ele está comprando uma opinião para, em tese, atacar ou descrever uma instituição”, afirmou o parlamentar. “Porque eu sou um parlamentar… Ou seja, a gente está tratando de corrupção ativa, comprando as minhas opiniões, a minha influência nas redes.”
Gabriel detalhou que o responsável pela negociação citou explicitamente Daniel Vorcaro como o contratante. “Era o caso do Banco Master, era interesse do Daniel Vorcaro”, disse, garantindo possuir provas da denúncia. “Eu tenho, inclusive, as conversas em ata notarial em cartório e o contrato, assinado digitalmente. Eu registrei absolutamente tudo porque tudo que eu falei eu posso comprovar. Tentaram comprar a opinião de um parlamentar.”
Segundo o vereador, os organizadores chegaram a enviar modelos de vídeos já gravados por outros influenciadores, com um roteiro específico a ser seguido. “Eles queriam que fizessem vídeo no sentido de descredibilizar o Banco Central para dar a entender que foi feita a liquidação do Banco Master com certa celeridade”, explicou.
Em contrapartida, a defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um documento no qual nega qualquer participação em práticas de disseminação de desinformação contra o BC. Os advogados solicitam a abertura de uma investigação para apurar a propagação do que classificam como fake news e crimes contra a honra.
Fonte: G1 – Blog da Andréia Sadi