O presidente Donald Trump anunciou novas tarifas globais de 10% sobre produtos importados pelos Estados Unidos. A medida foi anunciada na rede Truth Social, após a Suprema Corte americana derrubar, nesta sexta-feira (20), o chamado “tarifaço” imposto por ele em abril.
No texto, Trump critica a decisão do tribunal, mas afirma que outras leis federais lhe conferem poderes ainda mais amplos para impor tarifas e regular o comércio. Ele cita o voto divergente do juiz Brett Kavanaugh, que listou outras bases legais para a imposição de tarifas presidenciais.
“Na realidade, embora eu tenha certeza de que não era essa a intenção, a decisão da Suprema Corte hoje tornou o poder de um presidente de regular o comércio e impor TARIFAS ainda mais forte e totalmente claro, em vez de mais fraco”, escreveu Trump.
O presidente determinou que, com efeito imediato, todas as tarifas de Segurança Nacional (Seção 232) e as tarifas existentes da Seção 301 permanecem em vigor. Além disso, assinará uma ordem para impor uma tarifa global adicional de 10%, com base na Seção 122 da Lei de Comércio de 1974.
Trump também anunciou o início de várias investigações com base na Seção 301 e outras leis para “proteger nosso país de práticas comerciais injustas”. A mensagem foi encerrada com o slogan de sua campanha: “TORNAR A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!”.