O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a conclusão de um acordo comercial com a Índia, que inclui uma redução significativa das tarifas americanas aplicadas ao país asiático. O acordo foi comunicado após uma conversa telefónica com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
“Por amizade e respeito ao primeiro-ministro Modi e, conforme seu pedido, com efeito imediato, concordamos com um acordo comercial entre os Estados Unidos e a Índia, pelo qual os Estados Unidos cobrarão uma tarifa recíproca reduzida, diminuindo-a de 25% para 18%”, declarou Trump nas suas redes sociais.
Além da redução tarifária, o acordo prevê que a Índia deixe de comprar petróleo à Rússia, passando a adquirir volumes substancialmente maiores aos Estados Unidos e, potencialmente, à Venezuela. Trump afirmou ainda que Modi se comprometeu a comprar mais de 500 mil milhões de dólares em produtos norte-americanos, abrangendo os setores da energia, tecnologia e agricultura.
Uma autoridade da Casa Branca confirmou que os EUA vão retirar a tarifa adicional de 25% sobre importações da Índia, uma medida inicialmente imposta para punir o país pelas suas compras de petróleo russo.
Narendra Modi reagiu com entusiasmo ao anúncio, agradecendo a Trump e expressando a sua satisfação pela redução das tarifas sobre produtos “Made in India”. “Feliz que produtos ‘Made in India’ agora terão uma tarifa reduzida de 18%”, escreveu o primeiro-ministro no X, acrescentando: “Estou ansioso para trabalhar de perto com ele para levar nossa parceria a patamares sem precedentes”.
Este acordo marca uma viragem nas relações comerciais entre os dois países, que se tinham tensado em agosto do ano passado quando Trump impôs tarifas de 50% sobre produtos indianos. Na altura, o presidente americano acusou Nova Deli de ajudar a financiar a guerra da Rússia na Ucrânia através das suas compras de petróleo.