A ministra do Planejamento, Simone Tebet, declarou nesta quarta-feira (4) que os nomes mais fortes da gestão do presidente Lula para a disputa pelo governo de São Paulo são o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o vice-presidente Geraldo Alckmin.
“Os melhores nomes para o governo de São Paulo, por toda história, por conhecerem e estarem mais atrelados à própria figura do presidente Lula, são o Haddad, por ser do PT, e o Alckmin, por ser vice. Se estamos falando em angariar votos para a majoritária federal, esses dois no governo do estado puxam mais votos”, afirmou Tebet após evento no Palácio do Planalto.
Haddad, que deixará o governo nas próximas semanas, tem manifestado resistência em concorrer, preferindo coordenar a campanha de reeleição de Lula. No entanto, Tebet afirmou que o ministro não tem como “fugir dessa missão”, acrescentando que “o quadro não fecha sem ele”.
A ministra também reiterou sua disposição para concorrer a uma vaga no Senado, seja por São Paulo ou por Mato Grosso do Sul, estado que já a elegeu senadora. Ela confirmou que deixará o cargo até 30 de março para se dedicar à campanha eleitoral.
A eleição para o Senado em 2026, que colocará em jogo 54 das 81 cadeiras, é tratada como prioridade tanto pelo governo quanto pela oposição, com potencial para alterar significativamente o perfil da Casa a partir de 2027.