O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira (29) seu apoio à candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro (PL) e deixou claro que seu foco está na reeleição ao governo paulista. As declarações foram feitas após uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro, preso no Complexo da Papuda, em Brasília.

“A gente conversa sobre isso desde 2023, que meu interesse é ficar em São Paulo. Isso não tem controvérsia nenhuma, eu tenho uma linha de coerência. Tenho comprometimento ao estado de São Paulo. Sou grato ao estado de São Paulo”, afirmou Tarcísio aos jornalistas.

Questionado especificamente sobre o apoio a Flávio Bolsonaro, o governador foi enfático: “Sem dúvidas, como tenho afirmado constantemente. Não tem dúvida com relação a isso”.

A visita, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorre em meio às articulações da direita para as eleições presidenciais de 2026. Tarcísio chegou ao local conhecido como “Papudinha” por volta das 11h, acompanhado de Vicente Santini, chefe do escritório do governo de São Paulo em Brasília.

O encontro, inicialmente marcado para a semana anterior, foi adiado a pedido do próprio Tarcísio, que alegou compromissos em São Paulo.

Movimentações na Direita e Reação de Bolsonaro

O cenário presidencial na direita tem se mostrado dinâmico. Recentemente, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou sua mudança do União Brasil para o PSD, partido de Gilberto Kassab, reafirmando seu interesse na corrida presidencial. O PSD também abriga outros potenciais candidatos, como os governadores Ratinho Junior (PR) e Eduardo Leite (RS).

Sobre a movimentação de Caiado, Tarcísio revelou que o tema foi discutido durante a visita a Bolsonaro. “O presidente viu com bons olhos, o presidente elogiou o Caiado para mim… O presidente entende que é uma candidatura que soma a esse projeto, que no final vai estar todo mundo junto contra o PT”, disse o governador, acrescentando que Bolsonaro considerou o movimento “acertado” e ficou “satisfeito”.

A confirmação de Tarcísio como candidato à reeleição em São Paulo, em detrimento de uma candidatura nacional, ocorre em um momento em que setores da direita o viam como um nome mais competitivo para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também deve buscar a reeleição. A decisão consolida Flávio Bolsonaro, com o aval do pai, como o principal nome do bolsonarismo na disputa pelo Planalto.