O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, nomeou o secretário de Segurança Pública do Piauí, Francisco Lucas Costa Veloso, para liderar a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A nomeação foi assinada na noite de quarta-feira (21 de janeiro de 2026).

Francisco Lucas Costa Veloso é formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, foi procurador do Estado e presidiu a Associação Piauiense dos Procuradores do Estado (APPE). Ele comanda a segurança pública do Piauí desde janeiro de 2023.

A Senasp é responsável por formular políticas públicas, diretrizes e ações para a segurança em todo o país. Um dos seus principais desafios é a integração e coordenação entre as diferentes esferas dos governos estaduais e federal.

A escolha de Costa Veloso pelo ministro Lima e Silva sinaliza um perfil específico para a pasta: a preferência por um quadro do Nordeste – região que tem sido uma vitrine para o PT em políticas de segurança – e a valorização de um profissional com experiência prática no combate a facções criminosas.

Wellington César Lima e Silva foi anunciado pelo presidente Lula (PT) no dia 13 de janeiro como substituto de Ricardo Lewandowski. Natural da Bahia, o novo ministro atuava anteriormente como advogado-geral da Petrobras.