O grupo sul-coreano Samsung Electronics anunciou nesta quinta-feira (29) um lucro trimestral recorde, impulsionado pela forte demanda global por chips de memória para Inteligência Artificial (IA).
A corrida para construir centros de dados de IA e desenvolver esta tecnologia em rápida evolução provocou uma disparada nos pedidos por microchips avançados. Esta demanda também encareceu os chips menos sofisticados usados em eletrônicos de consumo, o que pode levar ao aumento dos preços de smartphones, laptops e outros dispositivos.
No trimestre encerrado em dezembro de 2025, a Samsung registrou sua receita trimestral consolidada mais elevada da história, atingindo 340,65 bilhões de reais – um aumento de 9% em relação ao trimestre anterior. O lucro operacional também alcançou um máximo histórico de R$ 76,4 bilhões, segundo comunicado da empresa.
O desempenho reflete a posição estratégica da Samsung no mercado de semicondutores, setor fundamental para o avanço da computação de IA em todo o mundo.