O ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, revelou nesta quarta-feira (11) que a tarifa média das passagens aéreas registou uma redução de 11,7% entre 2022 e 2025. O anúncio foi feito durante a apresentação dos resultados do setor portuário, aeroportuário e hidroviário referentes a 2025.

De acordo com dados do ministério e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), cerca de 130 milhões de passageiros foram transportados em 2025, o que representa um crescimento de 20% em comparação com o período pré-pandemia (2019). No segmento internacional, o movimento atingiu 28,5 milhões de viajantes, um aumento de 13,7% face a 2024.

O ministro também destacou os planos de leilões para o primeiro trimestre de 2026, que incluem a concessão do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, prevista para março.

No âmbito da indústria aeronáutica, Sílvio Costa Filho projetou que, até ao final deste ano, a Embraer deverá responder por 25% da frota aérea nacional. Esta expectativa é reforçada pela aquisição de até 74 aeronaves da fabricante brasileira pela Latam.

Relativamente aos portos, o ministro adiantou que o edital para o megaterminal de contentores do Porto de Santos, considerado o maior empreendimento de logística da década, deverá ser publicado até ao final de abril. O processo já conta com cerca de 12 interessados, incluindo dois grupos brasileiros, além de investidores árabes, chineses, filipinos e fundos de investimento.

No sector hidroviário, o governo estima que os investimentos em infraestrutura superem os 529 milhões de reais em 2025.