A consultoria Quaest divulga nesta quinta-feira (18) a primeira pesquisa eleitoral para a disputa presidencial de 2026 que não inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os nomes testados. O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, também exclui a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

De acordo com a Quaest, a ausência dos três nomes deve-se à decisão do ex-presidente de apoiar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como candidato oficial do partido. “A pesquisa não incluirá os nomes de Jair, Michelle e Eduardo Bolsonaro porque o ex-presidente escolheu o senador Flavio Bolsonaro para ser o candidato do PL na eleição de 2026”, afirmou a consultoria.

Além das intenções de voto para presidente, a pesquisa abordará outros temas relevantes, como a avaliação do governo Lula (PT), a percepção da economia, o projeto de lei da Dosimetria e a possível indicação do atual advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Esta divulgação ocorre após uma pesquisa anterior da Quaest, realizada com 167 deputados federais entre outubro e dezembro, indicar uma melhora na avaliação do presidente Lula entre os parlamentares e uma mudança na percepção sobre as favorabilidades para 2026.