Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada no domingo (21), revela que 49% dos brasileiros acreditam que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) levará sua candidatura à Presidência da República até o fim. Outros 38% avaliam que o lançamento do nome é uma estratégia de negociação, enquanto 13% não souberam ou não responderam.

O levantamento, realizado entre 11 e 14 de dezembro, ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais e tem margem de erro de dois pontos percentuais. A pesquisa foi feita após Flávio Bolsonaro anunciar, em 5 de dezembro, que foi escolhido pelo pai, Jair Bolsonaro, como candidato do PL à Presidência em 2026. Dois dias depois, o senador afirmou que a candidatura “tem preço” e pode ser retirada mediante negociação.

Percepção varia conforme posicionamento político

A análise dos dados por segmento político mostra divisões significativas:

  • Bolsonaristas: 81% acreditam que Flávio vai até o fim, contra 12% que veem a candidatura como moeda de troca.
  • Direita não bolsonarista: 66% apostam na candidatura até o fim, enquanto 26% a interpretam como negociação.
  • Independentes: 46% creem que ele seguirá na disputa, e 37% acham que é para negociar.
  • Esquerda não lulista: 56% entendem a candidatura como estratégia de negociação, e 35% acreditam que será levada adiante.
  • Lulistas: 57% veem o movimento como negociação, e apenas 32% acreditam que Flávio irá até o fim.

O contexto da candidatura está ligado às condenações de Jair Bolsonaro no STF e no TSE por tentativa de golpe de Estado, que o impedem de disputar eleições.

Fonte: G1