A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão da audiência de acareação marcada pelo ministro Dias Toffoli entre o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e o diretor de fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino.

A audiência estava marcada para a próxima terça-feira (30). Segundo a PGR, as condições legais para uma acareação não estão preenchidas, pois os envolvidos ainda não foram ouvidos individualmente para que suas versões possam ser devidamente confrontadas. Além disso, o material da investigação relacionada à Operação Master ainda não foi totalmente finalizado.

A decisão de realizar a acareação foi tomada de ofício pelo ministro Toffoli, ou seja, sem um pedido formal da Polícia Federal ou da própria PGR, o que não é a prática usual em processos investigatórios.

Dos três convocados, Daniel Vorcaro e Paulo Henrique Costa são investigados no caso. Já Ailton de Aquino, diretor do Banco Central, foi intimado para, na condição de não investigado, esclarecer as etapas que antecederam a liquidação do Banco Master, detalhar o processo de fiscalização prévia e responder a questionamentos sobre possível demora na atuação do BC, pontos que foram levantados pelas defesas dos investigados.

Fonte: G1