Os óculos de sol estilo aviador usados pelo presidente francês Emmanuel Macron durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, causaram um verdadeiro furacão financeiro. O visual viralizou e impulsionou as ações da fabricante italiana iVision Tech, que subiram quase 28% em um único dia.
O grupo, que detém a marca francesa de luxo Henry Jullien, confirmou que o modelo usado por Macron é o Pacific S 01, comercializado por 659 euros (aproximadamente R$ 4 mil) em seu site oficial. A valorização dos papéis adicionou cerca de 3,5 milhões de euros à capitalização de mercado da empresa.
“Isso certamente criou um efeito ‘uau’ sobre as ações”, declarou o CEO da iVision Tech, Stefano Fulchir, à agência Reuters. Ele afirmou ter reconhecido claramente os óculos da Henry Jullien, que teriam sido enviados a Macron em 2024.
Enquanto as redes sociais eram inundadas por memes e comparações com o filme “Top Gun”, o gabinete do presidente francês justificou o uso dos óculos escuros em ambiente fechado como uma medida de proteção, devido ao rompimento de um vaso sanguíneo no olho de Macron. O governo, no entanto, não confirmou a marca do acessório.
O fenômeno teve um impacto direto e imediato no mercado financeiro. As ações da iVision Tech, listadas em Milão, chegaram a ser suspensas da negociação devido à alta volatilidade e caminhavam para registrar o maior salto diário de sua história.