O aplicativo e o site do Meu INSS enfrentam instabilidades pelo terceiro dia consecutivo, gerando uma enxurrada de reclamações de usuários nas redes sociais. Segundo monitoramentos, centenas de notificações de erro foram registradas, com falhas relatadas no acesso, login e funcionamento das plataformas.

A Dataprev, empresa responsável pelo suporte tecnológico do INSS, atribuiu os problemas a um aumento atípico e massivo no volume de acessos ao sistema. Enquanto a média diária gira em torno de 3,5 milhões, os números dispararam: mais de 10,6 milhões na segunda-feira (19) e 10,8 milhões na terça-feira (20), representando altas superiores a 200%.

De acordo com a empresa, a alta demanda é resultado de um conjunto de fatores:

  • Aumento na consulta da margem para empréstimo consignado após o reajuste do salário mínimo.
  • Maior volume de desbloqueios de empréstimos após a folha de pagamento, processo que agora exige cadastro biométrico.
  • Concentração de acessos devido ao anúncio de uma indisponibilidade programada dos sistemas para os dias 28, 29 e 30 de janeiro.

Para mitigar os efeitos, as equipes técnicas têm redistribuído o tráfego, o que permitiu a emissão de mais de 1 milhão de extratos de benefícios apenas na terça-feira.

Paralelamente, o INSS realizará mutirões de atendimento neste fim de semana (24 e 25 de janeiro) para antecipar serviços agendados para o período da manutenção. É importante lembrar que todos os canais digitais (site, app e Central 135) ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31 de janeiro.