A Meta anunciou nesta segunda-feira (12) a nomeação de Dina Powell McCormick como presidente e vice-líder do seu conselho administrativo. A escolha da ex-assessora do ex-presidente americano Donald Trump é vista como um sinal de aproximação entre a gigante tecnológica e o governo republicano.
Segundo comunicado da empresa, McCormick terá como foco principal angariar financiamento para o desenvolvimento da Meta no setor de inteligência artificial (IA), com ênfase na construção de data centers.
“A experiência da Dina no mais alto nível das finanças globais e sua rede de relações em todo o mundo lhe conferem uma legitimidade única para ajudar a Meta a conduzir essa próxima fase de crescimento”, afirmou o CEO da Meta, Mark Zuckerberg.
No conselho administrativo, McCormick se juntará a figuras como Dana White, presidente do UFC e apoiador de Trump, que também foi nomeado para o grupo no início do atual governo dos EUA.
Dina Powell McCormick, que já integrou o conselho da Meta anteriormente, serviu como vice-assessora de Segurança Nacional durante o primeiro mandato de Trump, sendo responsável pela região do Oriente Médio. Antes disso, ocupou diversos cargos no governo de George W. Bush (2001-2007) e trabalhou por 16 anos no banco Goldman Sachs.
Em sua rede social Truth Social, Donald Trump elogiou a nomeação: “Ela é uma pessoa fantástica e muito talentosa, que serviu à administração Trump com firmeza e distinção”.
A movimentação ocorre num contexto de investimentos massivos da Meta em IA generativa. No final de outubro, o grupo anunciou planos de investir até US$ 72 bilhões em infraestrutura em 2025, com um orçamento previsto para ser “sensivelmente maior” em 2026.
Fonte: G1