Uma investigação sobre o Banco Master trouxe à tona um detalhe inusitado: fundos de investimento envolvidos no esquema de fraudes financeiras receberam nomes de personagens do filme “Frozen”, da Disney.

Documentos obtidos pelo blog mostram fundos com as denominações “Olaf 95 Fundo de Investimento”, “Anna Fundo de Investimentos em Cotas” e “Hans 95 Fundo de Investimento Financeiro”.

De acordo com fontes, os investigadores tentam compreender a motivação por trás da escolha dos nomes infantis. Em tom de brincadeira, um dos investigadores sugeriu: “A hipótese mais provável é a de que se tratava de dinheiro frio”.

A segunda fase da Operação Compliance Zero, autorizada pelo ministro Dias Toffoli, do STF, incluiu 42 mandados de busca e apreensão e o bloqueio de bens e valores que superam R$ 5,7 bilhões. As buscas atingiram endereços ligados ao banqueiro Daniel Vorcaro e a familiares.

Em nota, a defesa de Vorcaro afirmou que ele tem colaborado integralmente e que todas as medidas judiciais serão atendidas com transparência, ressaltando não ter tido acesso aos autos da investigação.

O Banco Master é investigado por uma suposta fraude bilionária na venda de carteiras de crédito para o BRB, no valor de R$ 12,2 bilhões. O caso levou o Banco Central a decretar a liquidação extrajudicial da instituição em novembro. Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esta pode ser a “maior fraude bancária” do país.