O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta sexta-feira (16), no Rio de Janeiro, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. O encontro de alto nível ocorre na véspera da assinatura oficial do histórico acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, marcada para sábado (17) em Assunção, Paraguai.

Lula não participará da cerimônia de assinatura no Paraguai. O objetivo do encontro no Rio foi garantir que o anúncio político deste marco diplomático e económico também tivesse lugar em território brasileiro, reforçando o papel do país nas negociações.

O Presidente do Conselho Europeu, António Costa, também estava previsto para o encontro, mas, de acordo com informações, não conseguiu chegar a tempo.

O acordo Mercosul-UE, considerado um dos maiores tratados comerciais do mundo, prevê a criação de uma vasta zona de livre comércio através da redução ou eliminação gradual de tarifas alfandegárias entre os blocos. A sua implementação promete impulsionar significativamente o fluxo comercial e a integração económica entre as duas regiões.