O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu nesta sexta-feira (16) a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para um encontro bilateral no Rio de Janeiro. A reunião de alto nível, que incluiu um almoço oficial, ocorre na véspera da assinatura do aguardado acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, marcada para sábado (17) em Assunção, Paraguai.

Embora Lula não participe pessoalmente da cerimônia de assinatura, a agenda no Rio é vista como uma manobra estratégica para consolidar o papel do Brasil como principal negociador do bloco sul-americano. O objetivo é garantir que o anúncio político do tratado, que criará a maior zona de livre comércio do mundo, tenha forte associação com o território brasileiro. O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representará o país no ato oficial no Paraguai.

O acordo histórico prevê a redução ou eliminação gradual de tarifas de importação e exportação entre os blocos, abrindo mercados de centenas de milhões de consumidores. A reunião serviu para os líderes alinharem os últimos detalhes e reforçarem o compromisso com a parceria estratégica. Após o encontro, está prevista uma declaração conjunta para a imprensa.

Inicialmente, a comitiva europeia contaria também com a presença do Presidente do Conselho Europeu, António Costa, que, segundo apurações, não chegará a tempo para o encontro no Rio de Janeiro.