O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou nesta terça-feira (27) seu primeiro encontro bilateral com José Antonio Kast, o presidente de direita recém-eleito do Chile. A reunião, que durou cerca de uma hora, ocorreu no hotel onde Lula está hospedado na Cidade do Panamá, capital do Panamá.

Kast, que foi eleito em dezembro do ano passado e tomará posse em março, tem um histórico de declarações críticas ao presidente Lula e favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesante disso, após a vitória eleitoral de Kast, Lula parabenizou o presidente eleito e afirmou que o Brasil seguiria “trabalhando com o novo governo chileno em favor do fortalecimento das excelentes relações bilaterais, dos sólidos laços econômico-comerciais que unem Brasil e Chile, pela integração regional e a manutenção da América do Sul como zona de paz”.

Antes do encontro com Kast, Lula afirmou ter conversado com o atual presidente do Chile, Gabriel Boric. Ambos os líderes estão no Panamá para participar do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, que ocorre na quarta-feira (28).

Durante sua viagem, o presidente brasileiro também vai assinar um acordo de cooperação e facilitação de investimentos com o Panamá, estabelecendo regras de proteção de investimentos panamenhos no Brasil e de brasileiros no Panamá. Esta é a primeira visita de Lula ao país em seu atual mandato.

O evento no Panamá também contará com a presença de outros chefes de Estado da região, incluindo Rodrigo Paz, presidente da Bolívia; Daniel Noboa, presidente do Equador; Mia Mottley, primeira-ministra de Barbados; e Andrew Holness, primeiro-ministro da Jamaica.