O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve, esta quarta-feira (14), uma conversa telefónica com o seu homólogo russo, Vladimir Putin. O contacto, confirmado pelo Palácio do Planalto, foi a primeira conversa internacional oficial de Putin em 2026.
De acordo com comunicados oficiais, os líderes centraram o diálogo na situação na Venezuela, após a intervenção militar dos Estados Unidos que resultou na captura do Presidente Nicolás Maduro e da sua esposa. Ambos os mandatários defenderam a garantia da soberania e dos interesses do povo venezuelano.
“Os líderes trocaram opiniões sobre questões internacionais da atualidade, com foco na situação em torno da Venezuela”, referiu a comunicação oficial.
Lula e Putin concordaram em coordenar esforços para reduzir a tensão na região, atuando no âmbito de fóruns multilaterais como as Nações Unidas (ONU) e o BRICS – bloco que reúne economias emergentes.
“Foi acordado continuar a coordenar esforços, inclusive no âmbito da ONU e por meio do BRICS, com o objetivo de reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões do mundo”, sublinhou o comunicado.
Para além da crise venezuelana, a conversa abordou o desenvolvimento da cooperação bilateral entre a Rússia e o Brasil em várias áreas, antecipando a próxima reunião da Comissão de Alto Nível Russo-Brasileira, agendada para fevereiro de 2026.