O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve um telefonema nesta sexta-feira (9) com o presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez. A conversa centrou-se na recente aprovação provisória do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia e na situação política na Venezuela.
Segundo nota divulgada pela Presidência da República, Lula agradeceu o empenho do governo espanhol para a conclusão do acordo Mercosul-União Europeia, aprovado pelo Conselho Europeu. O presidente brasileiro afirmou que a expectativa é de que o tratado gere benefícios concretos para ambos os blocos econômicos.
Os mandatários também abordaram a crise na Venezuela. Lula e Sánchez destacaram a importância da declaração conjunta emitida por Brasil, Espanha, Chile, Colômbia, México e Uruguai, que rejeita o uso da força nas relações internacionais. A libertação de presos venezuelanos e estrangeiros foi outro ponto comemorado na conversa.
Lula informou ainda sobre o envio, nesta sexta-feira, de 40 toneladas de insumos para diálise do Brasil para a Venezuela. A ação humanitária tem como objetivo recompor os estoques de um centro de distribuição afetado por ações militares recentes.
Por fim, os presidentes combinaram organizar uma nova edição do fórum “Em Defesa da Democracia – Combatendo os Extremismos”, a ser realizado nos próximos meses na Espanha.
Ampliação do Diálogo Internacional
Desde os ataques na Venezuela em 3 de janeiro, o presidente Lula tem intensificado o contato com outros chefes de Estado. Na quinta-feira (8), o petista conversou por telefone com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Após os incidentes, Lula também dialogou com a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez.
Fonte: G1