O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com José Antonio Kast, presidente de direita recém-eleito do Chile, no Panamá. Durante o encontro, os líderes discutiram a promoção da estabilidade regional, o reforço da segurança pública e a intensificação de ações conjuntas contra o crime organizado.

Ambos reafirmaram a importância de aprofundar as relações bilaterais entre Brasil e Chile, com disposição para ampliar a cooperação em infraestrutura, energia renovável, comércio e turismo. Lula destacou o programa Rotas de Integração Sul-americana, que está a estruturar dois corredores bioceânicos utilizando portos chilenos para facilitar a integração entre Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile.

Os ministros das Relações Exteriores dos dois países devem reunir-se nos próximos meses para explorar novas áreas de cooperação. Do lado brasileiro, participaram também os ministros Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Gustavo Feliciano (Turismo).

Este foi o primeiro encontro entre Lula e Kast, que tomará posse em março. Antes da reunião, Lula conversou com o atual presidente do Chile, Gabriel Boric. Ambos os líderes estão no Panamá para participar do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe.

Durante a viagem, Lula assinará um acordo de cooperação e facilitação de investimentos entre Brasil e Panamá. O evento contará também com a presença dos chefes de Estado da Bolívia, Equador, Barbados e Jamaica.