Após o Carnaval, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta terça-feira (17) para uma visita oficial à Índia, onde participará da Cúpula Sobre o Impacto da Inteligência Artificial e assinará acordos estratégicos, incluindo um memorando sobre minerais críticos. A viagem marca o aprofundamento da parceria bilateral entre duas grandes economias emergentes.
Na agenda, destaca-se a assinatura de um memorando de entendimento sobre minerais críticos – recursos estratégicos como lítio e nióbio, essenciais para a indústria tecnológica. O Brasil, detentor da segunda maior reserva mundial desses minerais, busca compartilhar experiências e estabelecer uma negociação conjunta mais estratégica, sem conceder exclusividade a nenhum país.
Paralelamente, Lula participará da cúpula de inteligência artificial, evento anual que discute governança e regulamentação da IA. O presidente brasileiro deve abordar preocupações com deepfakes, algoritmos e vieses discriminatórios, defendendo políticas de inovação responsável com maior segurança, transparência e ética.
A visita também inclui a abertura de um escritório da Apex-Brasil no país e serve como retribuição à vinda do primeiro-ministro Narendra Modi ao Brasil em julho do ano passado. Esta será a quarta visita de Lula à Índia, sendo a segunda em seu atual mandato.
Além dos temas bilaterais, os líderes devem discutir a atuação nos BRICS, bloco do qual ambos são membros fundadores, com foco em fortalecer a cooperação econômica, tecnológica e política entre países do Sul Global.
Após a Índia, Lula segue para a Coreia do Sul, dando continuidade a uma série de compromissos internacionais voltados ao fortalecimento das relações econômicas e diplomáticas do Brasil.