O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, felicitou publicamente António José Seguro, eleito este domingo, 8 de fevereiro de 2026, como novo Presidente da República Portuguesa. Através de uma publicação nas redes sociais, Lula destacou o carácter pacífico do processo eleitoral, classificando-o como uma “vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e para o mundo”.

Na sua mensagem, o chefe de Estado brasileiro sublinhou ainda que o resultado “consolida a posição de Portugal de apoio ao acordo Mercosul-União Europeia”. Lula assegurou que continuará a trabalhar em conjunto com o Presidente eleito e com o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, “pelo fortalecimento das relações bilaterais históricas entre nossos países, em defesa do multilateralismo e do desenvolvimento sustentável”.

Com 99% dos votos apurados, António José Seguro, candidato de esquerda, obteve 66,7% dos votos válidos, derrotando André Ventura, do partido de extrema-direita Chega, que ficou com 33,3%. Os dois candidatos disputaram o segundo turno das eleições presidenciais.

Duas sondagens à boca das urnas divulgadas após o encerramento da votação – às 19h em Portugal (16h em Brasília) – já apontavam para a vitória de Seguro, confirmando as previsões das últimas sondagens de intenção de voto. Antes do seu discurso oficial como Presidente eleito, Seguro afirmou aos jornalistas: “A resposta que o povo português deu hoje, o seu compromisso com a liberdade, a democracia e o futuro do nosso país, deixa-me naturalmente comovido e orgulhoso da nossa nação”.

No seu perfil nas redes sociais, André Ventura reconheceu a derrota e agradeceu aos apoiantes: “Não vencemos estas eleições presidenciais, mas estamos a fazer história! Obrigado pela confiança”.