O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou sua agenda no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (20), com uma visita a Rio Grande. A agenda incluiu a entrega de moradias populares e a assinatura de contratos para a construção naval, marcando sua primeira viagem ao estado em 2026.
Pela manhã, Lula acompanhou a entrega de 1.276 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento, que contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, beneficiará 5.104 pessoas de famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.850.
Em seu discurso durante a cerimônia, o presidente fez um alerta: “Se a gente não for esperto, a mentira vencerá a verdade”.
No período da tarde, a comitiva presidencial seguiu para o Porto de Rio Grande e para o Estaleiro Ecovix. No local, Lula participou da cerimônia de assinatura de contratos para a construção de cinco navios. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que também integrou a solenidade, anunciou o contrato de adesão para um novo terminal privado de uma fábrica de celulose no porto, com investimentos totais previstos em R$ 24 bilhões.
Após cumprir a agenda, o presidente e sua comitiva embarcaram no Aeroporto Internacional de Pelotas com destino a Brasília, onde a chegada estava prevista para as 20h30.