O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao sistema político brasileiro durante o encerramento das comemorações dos 46 anos do Partido dos Trabalhadores, em Salvador, neste sábado (7). Segundo o chefe do Executivo, a política “apodreceu” e está “muito mercantilizada”.
“Os nossos deputados são testemunhas que a política apodreceu. A política apodreceu. Vocês que são candidatos sabem como é que está o mercado eleitoral nesse país. Vocês sabem quanto custa um cabo eleitoral. Vocês sabem quanto custa o vereador. Vocês sabem quanto custa o preço de cada candidatura nesse país. O que é uma vergonha”, afirmou Lula perante aliados e militantes.
O presidente fez um comparativo nostálgico com os métodos de financiamento de campanha do passado, mencionando saudades do tempo em que era necessário levantar recursos por meio de iniciativas como a venda de camisetas. “Agora, é dinheiro rolando para tudo quanto é lado, não é possível”, criticou.
Em seu discurso, Lula também emitiu um alerta estratégico aos partidos aliados – como PSB, PCdoB e PDT – para que se preparem para a corrida eleitoral que se aproxima. O objetivo declarado é ampliar a base de apoio do governo no Congresso, trazendo mais siglas para a coalizão.
O evento em Salvador ocorre em um momento de intensificação dos movimentos políticos que marcam o início do projeto de reeleição de Lula em 2026. Nos bastidores, o Planalto articula apoios parlamentares e busca alinhar propostas de apelo popular, como o fim da escala de trabalho 6×1 e a regulação do trabalho por aplicativos.
A participação do presidente no ato partidário segue-se a um jantar de aproximação com líderes da Câmara dos Deputados, iniciativa vista como parte da estratégia para fortalecer alianças e impulsionar as pautas que o PT pretende destacar na próxima campanha eleitoral.