O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou veementemente o ataque militar realizado pelos Estados Unidos contra a Venezuela neste sábado (3). Em declaração, Lula classificou a ação como uma violação inaceitável da soberania nacional e um precedente extremamente perigoso para a comunidade internacional.
“Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável”, afirmou Lula. “Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional.”
O presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou que forças dos EUA realizaram um ataque de grande escala e capturaram o presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Em resposta à ofensiva, o governo brasileiro convocou uma reunião de emergência com ministros de Estado para discutir a posição política do país e as medidas a serem tomadas diante dos reflexos da ação norte-americana na região sul-americana.
Lula também enfatizou que a ação constitui uma flagrante violação do direito internacional. “Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”, declarou.
O presidente brasileiro acrescentou que a condenação ao uso da força é consistente com a posição histórica do Brasil e que a ação militar “lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe, ameaçando a preservação da região como zona de paz”.
Lula defendeu que a comunidade internacional, por meio da Organização das Nações Unidas (ONU), deve responder de forma vigorosa ao episódio. “O Brasil condena essas ações e segue à disposição para promover a via do diálogo e da cooperação”, concluiu.
Desde o início da escalada de tensões, Lula tem se posicionado contra qualquer intervenção dos EUA na América Latina, tendo discutido o tema em diversas ocasiões com o presidente Trump. Publicamente, o mandatário brasileiro tem pedido que as divergências sejam resolvidas por meio do diálogo, mantendo a América do Sul como uma zona de paz.
Fonte: G1 – https://g1.globo.com/politica/noticia/2026/01/03/lula-condena-ataque-a-venezuela-inaceitavel.ghtml