O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a conquista do Globo de Ouro 2026 pelo ator Wagner Moura, na categoria de melhor ator em filme dramático. Em publicação nas redes sociais, Lula elogiou o artista e destacou o momento positivo do cinema brasileiro.
“A merecidíssima estatueta premia a performance de excelência do querido artista baiano que tanto nos emociona em ‘O Agente Secreto'”, afirmou o presidente. “Como o próprio Wagner tem dito, o cinema brasileiro vem mobilizando a atenção e o respeito das pessoas em todas as regiões, e tem sido um símbolo importante da volta da valorização dos artistas em nosso país”, completou.
Em seu discurso de vitória, Wagner Moura agradeceu especialmente ao diretor Kléber Mendonça Filho e falou sobre a mensagem do filme. “É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, disse o ator. Ele finalizou com uma saudação em português: “E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”.
Wagner Moura venceu uma concorrência acirrada que incluía nomes como Joel Edgerton (“Sonhos de Trem”), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Dwayne Johnson (“Coração de Lutador: The Smashing Machine”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Jeremy Allen White (“Springsteen: Salve-me do Desconhecido”).
Esta foi a segunda vitória de “O Agente Secreto” na noite. Mais cedo, o filme brasileiro já havia conquistado o Globo de Ouro de melhor filme em língua não-inglesa, marcando a primeira vitória do Brasil nesta categoria em 27 anos, desde “Central do Brasil”.
Ao receber o prêmio de melhor filme estrangeiro, o diretor Kléber Mendonça Filho mandou um “alô, Brasil”, agradeceu o elenco e elogiou Wagner Moura. “As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”, declarou. O cineasta também dedicou o prêmio aos jovens realizadores: “Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes”.
O longa brasileiro ainda havia sido indicado à categoria de melhor filme dramático, consolidando uma notável presença na premiação.
Fonte: G1