O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu com uma marca visível na cabeça durante uma cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (11). A marca foi resultado de um procedimento de cauterização realizado no couro cabeludo para tratar uma condição dermatológica.
Segundo comunicado do Palácio do Planalto, Lula realizou o procedimento na noite do último domingo (8) em uma clínica dermatológica de São Paulo. O presidente foi diagnosticado com queratose, uma condição geralmente associada à exposição excessiva ao sol e caracterizada pelo acúmulo de pele.
O procedimento foi considerado simples e durou pouco mais de um minuto. Lula aproveitou uma viagem a São Paulo, onde já tinha agendas programadas, para realizar a cauterização. A marca também pôde ser observada em imagens de um evento em Mauá na segunda-feira (9).
Esta não é a primeira intervenção de saúde realizada pelo presidente. Desde 2022, Lula, que tem 80 anos, passou por vários procedimentos, incluindo cirurgias de catarata em ambos os olhos, uma artroplastia total do quadril direito, uma blefaroplastia e uma operação para drenagem de um hematoma intracraniano em dezembro de 2024.