Uma falha generalizada em serviços de computação em nuvem afetou os aplicativos de grandes bancos e fintechs neste sábado (7), causando instabilidade por cerca de duas horas e gerando uma enxurrada de reclamações nas redes sociais.
Clientes de instituições como Itaú, Santander, Nubank, Banco Inter, C6 Bank, PicPay, Banco do Brasil e Bradesco relataram dificuldades para acessar os apps e realizar operações, especialmente via Pix, entre a manhã e o início da tarde.
O site Downdetector, que monitora a estabilidade de serviços digitais, registrou mais de 10 mil notificações de problemas durante o período crítico, entre 11h30 e 13h30 (horário de Brasília).
A Amazon Web Services (AWS), principal fornecedora de infraestrutura em nuvem, confirmou ter enfrentado “problemas intermitentes de conectividade de rede” em sua região de São Paulo (SA-EAST-1) entre 11h36 e 12h09. A empresa afirmou que o problema foi resolvido e todos os serviços estavam operando normalmente.
Em comunicados, o C6 Bank informou que a função Pix ficou indisponível entre 11h45 e 13h10 devido a uma falha em um fornecedor externo. O Banco Inter também atribuiu as instabilidades a problemas em serviços de infraestrutura em nuvem que afetaram o mercado, mas garantiu que todos os serviços já foram normalizados para os clientes.
O Banco Central foi consultado e afirmou que seus sistemas operavam normalmente durante o ocorrido. Outras instituições financeiras não se pronunciaram até a última atualização.
A interrupção gerou uma onda de críticas nas redes sociais, com usuários relatando falhas no login, lentidão e indisponibilidade de serviços essenciais, evidenciando a dependência do sistema financeiro digital e a vulnerabilidade associada a concentrações tecnológicas.