O ministro das Finanças francês, Roland Lescure, anunciou nesta segunda-feira (19) que irá convocar uma reunião de emergência com os seus homólogos do Grupo dos Sete (G7) para discutir a soberania e o comércio internacional. A decisão surge em resposta às recentes ameaças do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que condicionou a imposição de novas tarifas à autorização para os EUA comprarem a Groenlândia.

“Estamos totalmente solidários com a Groenlândia e com a Dinamarca”, afirmou Lescure, classificando a atitude como “chantagem entre amigos” e declarando-a “obviamente inaceitável”. O ministro lamentou a escalada da tensão, mas aproveitou para sublinhar a necessidade de a Europa desenvolver uma capacidade de ação autónoma face a este tipo de pressões.

A crise desencadeada pelas declarações de Trump já levou a União Europeia a avaliar uma retaliação comercial massiva, num valor estimado de 93 mil milhões de euros. Paralelamente, vários países europeus anunciaram o reforço da sua presença e segurança na região do Ártico, uma medida que foi agradecida pelo governo da Groenlândia.