Circulam nas redes sociais mensagens e um aplicativo falso atribuídos ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), prometendo a devolução do dinheiro de investidores do banco Master. É #FAKE. Trata-se de uma fraude.
Desde 12 de janeiro, links para um aplicativo fraudulento e mensagens de golpistas se passando pelo FGC viralizaram em plataformas como Facebook, Instagram e X. O FGC funciona como um fundo privado, mantido por bancos, que atua como um seguro, garantindo recursos de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ em caso de problemas na instituição financeira.
Em um dos exemplos, um aplicativo chamado “Ressarcimento” foi disponibilizado na Google Play, imitando a identidade visual do FGC. Paralelamente, mensagens de SMS fraudulentas convidam o credor a ligar para uma central telefônica falsa.
A assessoria do FGC reforçou que todas as informações sobre o processo de pagamento da garantia referente ao banco Master estão concentradas exclusivamente no site oficial (www.fgc.org.br), no aplicativo verdadeiro e nos perfis oficiais da entidade nas redes sociais.
Especialistas alertam que o aplicativo falso é, na verdade, um trojan bancário, um malware que pode coletar dados de acesso da vítima, controlar o celular remotamente e até interferir em transações.
O FGC iniciou, em 19 de janeiro, o ressarcimento legítimo de 337 mil credores que investiram em CDBs do banco Master, num total de R$ 40,6 bilhões.
Por que é golpe?
Em nota ao Fato ou Fake, o FGC afirmou ter identificado o aplicativo falso na plataforma Android e solicitado sua remoção. A entidade alerta que não realiza contato com credores por WhatsApp, SMS ou outros aplicativos de mensagens, não cobra taxas para o pagamento da garantia, não utiliza intermediários e não oferece atendimento presencial.
O objetivo dos golpistas é induzir as vítimas a fornecer dados pessoais ou realizar pagamentos antecipados sob a falsa promessa de um recebimento mais rápido. O FGC ressalta que o processo de pagamento não é facilitado por intervenção de terceiros.
Como se proteger?
O FGC compartilha as seguintes dicas de segurança:
- Não clique em links suspeitos.
- Não forneça informações pessoais em resposta a comunicações não oficiais.
- Acompanhe todas as informações sobre o processo de pagamento exclusivamente pelos canais oficiais do FGC: aplicativo oficial, site www.fgc.org.br e perfis institucionais nas redes sociais.