A FEMSA, conglomerado mexicano, anunciou nesta segunda-feira (2) a aquisição do controle total da rede de minimercados Oxxo no Brasil. A transação marca o fim definitivo da joint-venture que a empresa mantinha com a Raízen no país.

Com o acordo, a FEMSA fica com a totalidade das 611 lojas Oxxo em operação no Brasil, além do centro de distribuição localizado em Cajamar, São Paulo. A Raízen, por sua vez, assume o controle das 1.256 lojas de conveniência associadas à marca Shell (Shell Select e Shell Café), alinhando-se à sua estratégia de foco na Oferta Integrada Shell.

“Como resultado desta transação, a FEMSA manteve as lojas Oxxo no Brasil, bem como o centro de distribuição localizado em Cajamar, São Paulo”, afirmou o grupo em comunicado ao mercado. “Os demais ativos e passivos do Grupo Nós (joint-venture com Raízen) foram alocados entre a FEMSA e a Raízen de acordo com suas respectivas atividades.”

O desmembramento da parceria foi anunciado inicialmente em setembro de 2025. Na ocasião, a Raízen justificou a decisão como parte de sua estratégia de “reciclagem e simplificação do portfólio de negócios”, buscando maior agilidade. Já a FEMSA reafirmou o compromisso com o mercado brasileiro, declarando o Oxxo Brasil como uma “prioridade estratégica”.

“Ao dar o próximo passo para operar de forma independente, seguimos totalmente comprometidos com fortalecimento e expansão do OXXO neste mercado dinâmico. O Brasil segue sendo foco fundamental na estratégia de crescimento de longo prazo da FEMSA”, declarou José Antonio Fernández Garza, diretor geral da FEMSA Retail.

A rede Oxxo, conhecida por suas lojas de conveniência 24 horas, está presente no Brasil desde 2009 e opera principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.