Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra parte do público da arquibancada da Marquês de Sapucaí gritando “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” para o presidente durante um desfile do Carnaval do Rio. É #FAKE.
O vídeo viralizou no TikTok, Instagram e X (antigo Twitter) no domingo (15/2). A publicação inclui uma caixa de texto sobreposta que diz: “E aí, [Tribunal Superior Eleitoral] TSE? Lula inelegível? Lula ainda foi vaiado, com direito a coro. Isso a Globo não mostra”.
Trata-se de uma montagem: o áudio com vaias e xingamentos não aparece na gravação original, divulgada pelo portal Metrópoles.
No vídeo original, é possível ouvir as pessoas na arquibancada gritando “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”. A descrição da publicação do Metrópoles no Instagram confirma: “A plateia na arquibancada ovaciona o presidente Lula antes do início do desfile na Sapucaí”.
Neste domingo, Lula (PT) esteve no camarote da Prefeitura do Rio para assistir ao primeiro dia de desfiles do Grupo Especial. A primeira escola a entrar na avenida foi a Acadêmicos de Niterói, que apresentou um enredo sobre a trajetória do presidente.
Nos dias que antecederam o carnaval, o desfile foi alvo de pelo menos dez ações na Justiça e no Tribunal de Contas da União (TCU). Partidos e parlamentares da oposição argumentaram que o enredo era uma propaganda eleitoral antecipada.
Na segunda-feira (16), a escola divulgou uma nota pública afirmando que sofreu perseguições durante o processo de preparação para o carnaval devido à escolha do enredo.