A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quarta-feira (14), um mandado de busca e apreensão contra uma empresária de 29 anos, moradora de Rosário do Sul (RS), como parte da segunda fase da operação “Compliance Zero”, que investiga fraudes financeiras envolvendo o Banco Master. A mulher, que prefere não se identificar, nega qualquer relação com o esquema e suspeita que seu CPF tenha sido clonado.
Nesta fase da operação, foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão, incluindo em endereços de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e de parentes dele, como o pai e a irmã. A PF também determinou o bloqueio de R$ 5,7 bilhões em bens e valores.
Segundo o advogado da empresária, Matheus Batistella, o mandado foi cumprido em um imóvel alugado por ela em Santa Maria. Como a cliente não estava no local no momento da diligência, a defesa registrou um boletim de ocorrência. “Vamos buscar todas as movimentações que nós temos. Na conta da minha cliente, vai ser verificado que não houve qualquer recebimento de valores de forma ilícita”, afirmou o advogado, que também questionou a formalidade dos procedimentos e levantou a hipótese de golpe ou má utilização de dados.
Ao chegar à residência, a empresária encontrou objetos pessoais revirados e o documento que autorizava a busca, sem sinais de arrombamento. O advogado não soube informar se algum item foi apreendido pela PF.
O caso do Banco Master, considerado pela PF e pelo Ministério da Fazenda como uma das maiores fraudes bancárias do país, envolve suspeitas de irregularidades na venda de carteiras de crédito para o Banco de Brasília (BRB) no valor de R$ 12,2 bilhões. Em novembro, o Banco Central determinou a liquidação extrajudicial da instituição, decisão que posteriormente passou a ser questionada e está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Supremo Tribunal Federal (STF).
A primeira fase da operação “Compliance Zero”, em novembro passado, resultou em sete prisões, incluindo a de Daniel Vorcaro, que foi detido no Aeroporto de Guarulhos quando tentava deixar o país em um avião particular.