A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, anunciou um contrato para venda de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOLs) para a empresa japonesa AirX, maior operadora pública de fretamento de helicópteros do Japão.
O acordo inicial prevê a venda de duas aeronaves, com opção de ampliação para mais 48 unidades. As entregas estão previstas para 2029, e os veículos serão utilizados em operações de fretamento aéreo em rotas turísticas e regionais, incluindo conexões entre cidades como Tóquio e Osaka.
O anúncio foi feito durante evento de aviação em Singapura. A Embraer destacou que o acordo representa um avanço para o desenvolvimento da mobilidade aérea urbana sustentável no Japão e reforça a presença global da Eve.
Os eVTOLs da Eve, popularmente chamados de carros voadores, são produzidos em Taubaté (SP) em uma fábrica com capacidade para 480 unidades anuais. O modelo comporta cinco pessoas (quatro passageiros e um piloto) e tem autonomia de 100 quilômetros.
Atualmente, há cerca de 3 mil unidades encomendadas. A Eve prevê iniciar entregas e operações comerciais em 2027, após certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O primeiro voo do protótipo ocorreu em dezembro de 2025 na planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP), iniciando a fase de testes de voo.
Projeções da empresa indicam que a frota global de eVTOLs pode atingir 30 mil unidades até 2045, transportando mais de 3 bilhões de passageiros e gerando receita de US$ 280 bilhões.