Circula nas redes sociais uma publicação afirmando que o presidente Lula (PT) foi interrompido durante um discurso no Panamá porque estava bêbado e confuso. A informação é falsa.

O vídeo original, compartilhado em 1º de fevereiro no Instagram, mostra um trecho editado de um discurso do presidente Lula, realizado em 28 de janeiro ao lado do presidente do Panamá, José Raúl Mulino. A legenda sobreposta às imagens alega: “Bêbado! Lula interrompido por estar totalmente confuso e bêbado em público!”.

Embora o vídeo seja real, ele foi cortado de forma enganosa. A análise da íntegra do pronunciamento, disponível no canal oficial do presidente Lula no YouTube, revela que o assessor se aproximou para avisar que a intérprete oficial, responsável pela tradução simultânea para o espanhol, ainda não estava posicionada. O presidente foi interrompido apenas para aguardar o posicionamento da profissional, conforme confirmado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Na íntegra do vídeo, é possível ver que os primeiros dez minutos do discurso, em que Lula fala de forma mais coloquial, não possuem tradução. Após a intervenção do assessor, ocorrida entre os minutos 11:33 e 11:42, o presidente passa a falar de maneira mais pausada para facilitar o trabalho da intérprete. O discurso completo dura 21 minutos.

Portanto, a alegação de que Lula foi retirado do palco por estar embriagado é falsa. A interrupção teve como único motivo aguardar a preparação da tradução simultânea.