O dólar iniciou a sessão desta terça-feira (10) com uma leve alta de 0,15%, sendo negociado a R$ 5,1955. Enquanto isso, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, tem abertura prevista para as 10h.
O foco do mercado financeiro no Brasil está voltado para a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, o indicador oficial de inflação. De acordo com dados do IBGE, os preços ao consumidor subiram 0,33% no primeiro mês do ano, acumulando uma alta de 4,44% nos últimos 12 meses. O resultado ficou ligeiramente acima das projeções do mercado, que esperavam um avanço de 0,32% no mês e de 4,43% no acumulado anual.
Outro ponto de atenção é a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em um painel no evento promovido pelo BTG Pactual, às 9h. No mesmo evento, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, também participará de um painel às 11h30.
No cenário internacional, a agenda econômica dos Estados Unidos inclui discursos de autoridades do Federal Reserve (Fed) e a divulgação de indicadores como preços de importados, vendas no varejo, estoques empresariais e de petróleo. O mercado segue atento a esses dados, enquanto aguarda com expectativa a divulgação do relatório de empregos (payroll), prevista para quarta-feira (11).
Desempenho dos Mercados
- Dólar: Acumula queda de 0,62% na semana, 1,14% no mês e 5,48% no ano.
- Ibovespa: Acumula alta de 1,80% na semana, 2,69% no mês e 15,59% no ano.
Detalhes da Inflação (IPCA)
O principal impacto no índice de janeiro veio do grupo Transportes, que avançou 0,60%, impulsionado pela alta dos combustíveis — especialmente a gasolina, com alta de 2,06% — e por reajustes nas tarifas de ônibus em diversas capitais. Em contrapartida, passagens aéreas e transporte por aplicativo registraram queda.
Os grupos Comunicação (0,82%) e Saúde e cuidados pessoais (0,70%) também pressionaram a inflação. Já o grupo Habitação recuou 0,11%, influenciado pela queda da energia elétrica devido à mudança da bandeira tarifária para verde.
Na alimentação, os preços subiram 0,23%, com desaceleração no ritmo. Itens como leite e ovos tiveram queda, enquanto o tomate registrou forte alta. Entre as capitais, Rio Branco teve a maior variação mensal, e Belém, a menor.
Bolsas Globais
Em Wall Street, os índices futuros apontam para uma abertura praticamente estável, refletindo um início de pregão cauteloso. Os investidores aguardam novos balanços corporativos e a divulgação de dados econômicos importantes nos EUA.
Na Ásia, as bolsas da China fecharam levemente em alta, impulsionadas pelo entusiasmo com uma nova tecnologia de inteligência artificial da ByteDance (dona do TikTok), que animou o setor de mídia e entretenimento. O setor imobiliário, no entanto, apresentou perdas. Outros mercados asiáticos, como Japão e Taiwan, registraram fortes altas, enquanto Coreia do Sul, Singapura e Austrália tiveram desempenho estável ou em leve queda.
Notícias sobre uma possível melhora nas relações entre Estados Unidos e China também contribuíram para reduzir a tensão no mercado.