O deputado democrata Joaquin Castro revelou, após visitar um centro de detenção do ICE no Texas, que Liam Ramos, um menino equatoriano de 5 anos, apresenta graves sinais de sofrimento psicológico. A criança, detida junto com o pai, “não está comendo bem, dorme a maior parte do dia e está muito deprimido porque sente a falta da mãe”, relatou o parlamentar em entrevista exclusiva à GloboNews.
Durante o encontro de 30 minutos, Liam permaneceu adormecido. “Durante todo o encontro com o pai, ele não acordou, dormiu o tempo todo”, contou Castro, que saiu da visita “muito preocupado com a saúde e bem-estar da criança”. O menino, que foi detido em Minnesota após chegar da pré-escola, foi transferido para um centro no Texas, a mais de 2.000 km de distância de sua mãe, que está grávida e precisou ser hospitalizada após a detenção do filho.
O caso de Liam não é isolado. No mesmo centro, há mais de mil detidos, incluindo crianças de diferentes idades. “O mais novo tem dois meses. Um bebê que está lá há vários dias”, denunciou Castro. “É muito duro ver e ouvir as histórias de crianças traumatizadas, que não entendem porque estão detidas. Pais que estão também traumatizados por causa da situação.”
Neto de uma imigrante mexicana, o deputado argumenta que as ações contra imigrantes vão contra os valores fundamentais dos Estados Unidos. “Os EUA se tornaram o país mais forte e próspero do mundo não apesar dos imigrantes, mas por causa dos imigrantes”, afirmou. Para ele, a situação é uma questão de humanidade que transcende crenças políticas: “Como pai, você vê a foto e imagina o seu filho naquela situação, assustado, vulnerável… e o que isso faria a ele.”
Castro solicitou uma nova visita ao centro para a próxima sexta-feira, acompanhado de outros deputados, para continuar a pressionar por uma resolução humanitária para estes casos.