O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou nesta quinta-feira (29) que o depoimento do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, será restrito a questões relacionadas aos contratos de empréstimos consignados da instituição financeira.

Vorcaro foi convocado para depor na próxima quinta-feira (5 de fevereiro). A CPMI investiga descontos indevidos realizados pelo INSS que lesionaram aposentados e pensionistas.

Segundo o senador, o INSS suspendeu 250 mil contratos de consignado do Banco Master devido à “falta de comprovação da documentação”. “Ele [Vorcaro] terá de explicar como o Banco Master adquiriu esses contratos e, se tantas pessoas que não tinham comprovação, como os descontos ocorreram sem autorização”, declarou Viana.

A comissão também questionará o banqueiro sobre as medidas adotadas para restituir os valores aos clientes prejudicados. O parlamentar informou que buscará autorização do ministro Dias Toffoli, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), para que Vorcaro, que cumpre medidas cautelares, possa prestar depoimento.

O Banco Master foi alvo de liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central em 18 de novembro de 2025. No mesmo dia, Daniel Vorcaro foi preso em operação da Polícia Federal que investiga suspeitas de fraudes bilionárias. Ele foi liberado posteriormente, mas segue com medidas restritivas.

Reclamações contra o Banco Master

Dados da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) enviados à CPMI mostram que o Banco Master é a 21ª instituição financeira com mais reclamações relacionadas a crédito consignado entre 2019 e 2025, totalizando 5.665 registros.

O banco não registrou reclamações em 2019, mas os números cresceram ano a ano: 11 em 2020, 76 em 2021, 1.511 em 2023 e um pico de 2.472 em 2024. No ano passado, essa quantidade colocou o Master na oitava posição no ranking de reclamações sobre consignado, à frente de grandes bancos como Caixa Econômica Federal (2.012), Banco do Brasil (1.992) e BRB (721).