Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (24) pelo jornal Folha de S.Paulo revela que 40% dos eleitores se identificam como petistas, enquanto 34% se declaram bolsonaristas.
O percentual de petistas apresentou uma oscilação positiva, no limite da margem de erro, subindo de 39% na pesquisa anterior, de julho. Já o índice de bolsonaristas caiu de 37% para 34%, também dentro da margem de erro. Com isso, os petistas retomam a condição de grupo majoritário, após um período de empate técnico entre os dois grupos.
O levantamento também apurou que 18% dos entrevistados se consideram neutros, 6% não apoiam nenhum dos dois grupos e 1% não soube responder.
Resumo dos resultados:
- Petistas: 40% (eram 39%)
- Bolsonaristas: 34% (eram 37%)
- Neutros: 18%
- Nenhum: 6%
- Não sabe: 1%
No total, 74% da população se identifica com algum dos dois grupos políticos, um índice que oscilou para baixo em relação aos 76% registrados no fim de julho, mantendo-se dentro da margem de erro.
A pesquisa foi realizada após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 11 de setembro, por tentativa de golpe de Estado, e sua prisão preventiva pela Polícia Federal em 22 de novembro, após tentar violar a tornozeleira eletrônica.
Metodologia: O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais, em 113 municípios, entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Os entrevistados foram questionados sobre uma escala de 1 a 5, onde 1 é bolsonarista e 5 é petista. Respostas 1 ou 2 foram classificadas como bolsonaristas; 4 ou 5, como petistas; e 3, como neutros.
Fonte: G1