Diante das polêmicas e críticas envolvendo o Banco Master, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, decidiu submeter ao plenário da corte o pedido de inspeção nos documentos sobre o banco liquidado que estão sob posse do Banco Central (BC). A decisão ocorre após o BC recorrer de uma autorização inicial para a inspeção, alegando que a medida só poderia ser aprovada por um colegiado do tribunal.

Vital do Rêgo afirmou que o tema será agendado para discussão no plenário logo após o recesso judicial, que termina em 16 de janeiro. O ministro ressaltou que o TCU tem autoridade para analisar as medidas do BC sobre a liquidação do Master, mas não para reverter o processo de liquidação em si. “Como o caso está envolvendo muita polêmica, vamos tomar a decisão sobre a inspeção no plenário do tribunal”, declarou.

O clima no TCU ficou mais tenso após revelações de que influenciadores digitais estavam sendo contratados para veicular mensagens nas redes sociais atacando o Banco Central e defendendo o Master. A Polícia Federal abrirá inquérito para investigar os responsáveis pelos pagamentos. Um ministro do tribunal avaliou que a polêmica envolve muitos interesses e poderia desgastar a imagem do TCU, motivo pelo qual apoiou a decisão de levar o caso ao plenário, conferindo maior peso à decisão final.

Fonte: G1 – Blog do Valdo Cruz