O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou oficialmente nesta terça-feira (27) sua saída do União Brasil e filiação ao Partido Social Democrático (PSD). A mudança de legenda tem como objetivo viabilizar sua pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026.
O anúncio foi feito através de um vídeo divulgado nas redes sociais, onde Caiado aparece ao lado dos governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Ratinho Júnior (Paraná), ambos filiados ao PSD. Na gravação, os três políticos estabelecem um acordo de que irão disputar espaço político internamente, com o vencedor recebendo o apoio dos demais na corrida eleitoral.
Caiado explicou que sua saída do União Brasil está diretamente relacionada à formação da federação União Progressista, que une União Brasil e PP. Segundo o governador, o PP – partido ligado ao senador Ciro Nogueira – seria contrário à sua pré-candidatura presidencial, o que inviabilizou sua permanência na federação.
Em entrevista anterior à rádio Novabrasil, Caiado já havia sinalizado a mudança partidária. O político mantém sua convicção de que pode derrotar o PT nas próximas eleições, mesmo após o anúncio de Flávio Bolsonaro (PL) como candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
O PSD, comandado por Gilberto Kassab, fortalece sua bancada de governadores com a entrada de Caiado, que se junta a Leite e Ratinho Júnior na preparação para as eleições de 2026.