O ex-presidente Jair Bolsonaro continua internado no Hospital DF Star, em Brasília, para cuidados pós-operatórios após uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral. Um boletim médico divulgado nesta terça-feira (30) informou que o paciente apresentou novos episódios de soluços e foi submetido a um procedimento para o seu controlo.

De acordo com a equipa médica, foi realizada a complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos bilaterais, uma técnica utilizada para conter soluços persistentes. Para esta quarta-feira (31), está agendada uma endoscopia digestiva alta, com o objetivo de avaliar um possível refluxo gastroesofágico.

O boletim acrescenta que Bolsonaro mantém a fisioterapia respiratória, utiliza durante a noite um aparelho de CPAP para auxílio respiratório e recebe medidas preventivas para trombose.

Contexto da internação

Jair Bolsonaro está internado desde o dia 24 de dezembro. A cirurgia de hérnia inguinal bilateral foi realizada no dia 25, sem intercorrências, após autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

No sábado (27), o ex-presidente já havia passado por um bloqueio do nervo frênico esquerdo para conter os soluços, procedimento que foi repetido no lado direito na segunda-feira (29). Estas intervenções complementaram o tratamento pós-cirúrgico.

Fonte: G1