Em carta lida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nesta quinta-feira (25), o ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou oficialmente a pré-candidatura do filho à Presidência da República nas eleições de 2026. O anúncio foi feito em frente ao hospital DF Star, em Brasília, momentos antes de Bolsonaro ser submetido a uma cirurgia de correção de hérnia.
Flávio leu o documento, escrito à mão pelo pai, que estava internado para o procedimento médico. Na carta, Jair Bolsonaro justifica a decisão como uma resposta a um “cenário de injustiça” e um compromisso de não permitir que “a vontade popular seja silenciada”.
“Diante desse cenário de injustiça e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da República em 2026”, diz um trecho da carta.
O senador afirmou que a carta foi escrita pelo ex-presidente na Superintendência da Polícia Federal em Brasília no dia 23 de dezembro e assinada na manhã desta quinta-feira. Jair Bolsonaro cumpre pena de mais de 27 anos de prisão em regime fechado por tentativa de golpe de Estado, o que o torna inelegível.
Flávio Bolsonaro destacou que o documento serve para reforçar sua candidatura perante aqueles que duvidavam do apoio integral do pai. “Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho, para resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim”, diz outro trecho da carta.
Esta confirmação formal segue o anúncio feito pelo próprio Flávio no início de dezembro, quando declarou ter sido escolhido pelo pai para ser o candidato do PL em 2026. A situação jurídica do ex-presidente, condenado pelo STF e TSE, levou aliados a disputarem seu capital político nos últimos meses, com nomes como o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sendo cotados.
A cirurgia de Jair Bolsonaro estava prevista para começar às 9h desta quinta-feira, com duração estimada entre 3 e 4 horas.
Fonte: G1