O processo de alistamento militar para o ano de 2026 teve início nesta quinta-feira (1º) e segue com inscrições abertas até 30 de junho. A convocação é obrigatória por lei para todos os homens que completam 18 anos em 2026.

Pela segunda vez consecutiva, as mulheres também podem participar, de forma voluntária. As Forças Armadas disponibilizaram mais de 1,4 mil vagas para o alistamento feminino em 2026, distribuídas da seguinte forma:

  • 1.000 vagas para o Exército;
  • 300 vagas para a Aeronáutica;
  • 157 vagas para a Marinha.

As oportunidades estão espalhadas por 145 municípios de 21 estados e no Distrito Federal. No ano anterior (2025), a iniciativa voluntária para mulheres registrou alta demanda, com 33 mil inscrições para 1.465 vagas.

Os interessados podem iniciar o processo diretamente pelo site oficial do Exército. A partir de sexta-feira (2), também é possível realizar a inscrição presencialmente na junta militar mais próxima da residência do candidato.

Após o período de inscrições, o cronograma prevê as fases de seleção, designação e, por fim, a incorporação ou matrícula, que ocorrerão no segundo semestre. Os selecionados iniciarão o serviço militar obrigatório em 2027, com duração prevista de um ano. Esse período pode ser prorrogado, anualmente, por até oito anos.

Fonte: G1 DF