O Agibank deu um passo decisivo para se tornar uma empresa de capital aberto internacional. Nesta quarta-feira (14), o banco digital protocolou formalmente um pedido de Oferta Pública Inicial (IPO) junto à Securities and Exchange Commission (SEC), o regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos. A operação, que inclui distribuição primária e secundária de ações, está programada para ocorrer na Bolsa de Nova York (NYSE).

Um consórcio de peso de instituições financeiras globais foi contratado para liderar a operação. Goldman Sachs, Morgan Stanley e Citigroup estão à frente, com a participação de uma série de outras grandes casas, como Bradesco BBI, BTG Pactual, Itaú BBA, Santander, Société Générale, XP Investimentos e Oppenheimer & Co.

Segundo a documentação apresentada, o Agibank pretende utilizar os recursos levantados com o IPO para “propósitos corporativos gerais”. A empresa também indicou que parte do capital pode ser destinada à aquisição ou investimento em novos negócios, produtos, serviços ou tecnologias, embora ressalte que não há acordos concretos nesse sentido no momento.

Fundado em 1999 por Marciano Testa como Agiplan, o banco tem suas raízes na missão de ampliar o acesso ao crédito no Brasil. Atualmente, seus principais acionistas, além do fundador, são as gestoras de investimentos Vinci Compass e Lumina Capital Management, esta última presidida por Daniel Goldberg, ex-presidente do Morgan Stanley no Brasil.

Os números do Agibank impressionam: ao final do terceiro trimestre de 2025, o banco contava com aproximadamente 6,4 milhões de clientes ativos, uma carteira de crédito de R$ 34 bilhões e um lucro líquido de R$ 875 milhões, com um retorno sobre o patrimônio líquido médio de 41%. O quadro de funcionários também cresceu, passando de 4.700 no fim de 2024 para 5.030.

Com esta movimentação, o Agibank se junta a um seleto grupo de fintechs e instituições financeiras brasileiras que buscaram o mercado de capitais norte-americano, como Nubank, XP, Inter, PagBank e StoneCo. A solicitação foi feita pela holding AGI Inc., e as ações devem ser negociadas sob o ticker AGBK.