O advogado-geral da Petrobras, Wellington Cesar Lima e Silva, é atualmente o principal nome cotado para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, segundo informações de interlocutores do presidente Lula. A vaga foi aberta após a saída de Ricardo Lewandowski na semana passada.

O presidente Lula teria descartado, por ora, a possibilidade de dividir a pasta em dois ministérios distintos (Justiça e Segurança Pública), uma medida que lhe foi sugerida. A avaliação é de que um eventual ministério da Segurança ainda não teria as ferramentas necessárias para funcionar plenamente.

Wellington Cesar Lima e Silva possui experiência no cargo, tendo sido ministro da Justiça por um breve período no governo de Dilma Rousseff. Mais recentemente, ocupou a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Presidência da República (2023 a julho de 2024), antes de assumir a advocacia-geral da Petrobras.

Seu histórico inclui uma passagem como procurador-geral da Justiça na Bahia, indicado pelo ex-governador Jaques Wagner, onde atuou no combate ao crime organizado. De acordo com fontes próximas ao Planalto, caso seja confirmado, Wellington deverá adotar uma postura firme na área de segurança pública.

O advogado tem uma agenda em Brasília nesta quarta-feira (14), o que chamou a atenção diante do cenário político favorável à sua nomeação.

Fonte: G1