As ações da TIM (TIMB3) registraram forte alta de mais de 9% nesta quarta-feira (11), atingindo uma máxima histórica intradia. O movimento veio após a empresa de telecomunicações divulgar um lucro líquido de R$ 1,35 bilhão no quarto trimestre de 2025, um crescimento de 28% em comparação com o mesmo período de 2024. O resultado superou as expectativas do mercado.
Em comunicado ao mercado, a TIM também informou que seu conselho de administração aprovou um acordo para adquirir 51% da I-Systems Soluções de Infraestrutura, da IHS Fiber Brasil, por R$ 950 milhões.
Em teleconferência com analistas, a gestão da empresa destacou que os resultados do trimestre foram beneficiados por despesas temporariamente menores, como custos de interconexão (ligação entre redes de diferentes operadoras) e pagamentos de horas extras, incluindo ajustes retroativos. A companhia, no entanto, reforçou que sua estratégia de eficiência operacional é de longo prazo.
Segundo relatório do Citi, a TIM também sinalizou que a concorrência no segmento móvel permanece equilibrada. Os reajustes de preços previstos para 2026 estão, em geral, alinhados aos de 2025, e a entrada de novos competidores não teve impacto relevante até o momento.
Os analistas ainda destacaram que a empresa está em processo de renegociação de contratos de aluguel, entre outras medidas, que devem ajudar a manter o crescimento em linha com a inflação. “A reação positiva das ações hoje parece refletir o entusiasmo dos investidores em relação às economias em custos operacionais”, afirmou o Citi, ponderando que ainda há dúvidas sobre potenciais surpresas positivas antes da atualização do guidance de três anos, prevista para 24 de fevereiro.